Sarah Kane está entre as grandes autoras do teatro mundial do século XX, seus textos repletos de violência e brutalidade despertam no público e na crítica especializada tanto amor quanto ódio. É reconhecida como uma escritora que proporcionou inovações formais no teatro britânico calcado no início dos anos 90 no “talking heads” – obras que priorizam o texto e a fala seguindo as características do drama.

Iremos explorar temas atuais como o sadismo de autoridades, a censura, a intolerância e a falta de empatia. Temas presentes, de acordo com nossa percepção, no texto de PURIFICADOS.

Um texto que a própria autora já disse não se tratar de uma peça sobre a violência, mas sobre o amor.

PURIFICADOS é um texto escrito por alguém que testemunhou um discurso de ódio, um discurso homofóbico, preconceituoso, elitista, imperialista que fez estimulava a segregação dos diferentes e que podou direitos sociais. Algo que soa muito próximo do que estamos passando.

É um trabalho que traz para os palcos as manifestações públicas de violência do estado contra aqueles que são julgados desajustados e

subjugados (as minorias), os que não se enquadram dentro da normalidade esperada pela moral.

A moralidade é composta de regras restritivas que julgam o outro com base em valores como o BEM ou o MAL; a ética, por sua vez, é volúvel e mutante, não abandona a diferença entre o BEM e o MAL mas considera essas distinções do ponto de vista pessoal, de condições inatas à uma existência única, de uma certa pessoa, de um indivíduo e não com base em julgamentos feitos a partir de princípios universais da moral e dos bons costumes. Mas a moral de quem? Quem tem o poder de estipular o que é normal? E por que o amor de uns vale menos do que o de outros? Por que somos tão adversos à diferença? São perguntas iniciais que norteiam nosso trabalho. Perguntas que fazemos constantemente frente às notícias que chegam até nós. Kane dramatiza a busca pela ética. E nossa intenção é trazer essa discussão para o palco, instigar o pensamento sobre o que é ético, o silenciamento das minorias e o resultado do ódio no âmbito do poder do Estado.
PURIFICADOS, parafraseando a própria Kane, foi escrita para os palcos, algo que fosse encenado, que jamais pudesse vir a ser um filme, um romance ou pintura, PURIFICADOS é um texto escrito para o teatro e mediante tal afirmação da escritora é uma obra que precisa ser montada, suas dificuldades devem ser enfrentadas, afinal é um texto que proporciona colocar em prática experimentos em busca de inovação e performativade típicos do teatro contemporâneo.

Pretendemos estudar o texto, a obra e a conjuntura em que viveu e escreveu e os reflexos disso em nossos tempos, nas artes, na cultura, na política ou seja, como nos afeta hoje.

A partir destes estudos pretendemos realizar a montagem da peça, selecionando entre os integrantes do grupo de estudos os artistas que por tenham vontade de participar da montagem.

O grupo de estudos é gratuito e dependendo do número de interessados teremos que fazer uma seleção.

Se você quer participar, por favor, entre em contato, nos diga o porquê quer participar e fale um pouco de você.

O início dos trabalhos está previsto para o dia 10/01/2022, no nosso espaço, na Rua Barra Funda - em São Paulo.

A pessoa interessada devem encaminhar sua carta de intenção para o email: imaginatrice@gmail.com

.